Coleção Educação para o
Trânsito
Conheça a coleção que fomenta atitudes voltadas ao bem comum, sobretudo à valores ligados à ética e à cidadania, com objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade.
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Aprendizado para tornar bons cidadãos no trânsito
A Coleção Educação para o Trânsito é composta por 15 volumes (doze Livros do Aluno e três Manuais do Professor) destinados à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais. Cada livro está estruturado por unidades, cujas aberturas remetem ao tema que será desenvolvido, explorando-se a oralidade por meio de perguntas problematizadoras. Além disso, cada livro conta com encartes com jogos e atividades extras.
As unidades estão divididas em capítulos, e organizadas em torno de uma temática mais específica que é trabalhada a partir de imagens, textos, ícones e seções.
Manuais do professor que vão além da leitura
Os manuais do professor apresentam objetivos, pressupostos teóricos, proposta pedagógica, orientações metodológicas, sugestões de planejamento, quadro de conteúdos por unidade e as habilidades da BNCC associadas a eles, sugestões de leitura e ainda resolução das atividades e encaminhamento, tanto para a sala de aula como para além dela.
Solução Híbrida Gameficada
A coleção contempla 42 jogos com o objetivo de ensinar de forma lúdica todos os temas abordados nos capítulos dos livros, trazendo mais conhecimento e inclusão no trânsito.
Para onde eu vou?
(2º ano)
São divididas em fases aumentando a dificuldade de forma progressiva.
Tecnologia no trânsito (5º ano)
Possuem tempo limitado ou pontuação para diferença de desempenho
A linguagem da comunicação no trânsito (8º Ano)
Clique aqui para editar o texto e incluir as informações que você gostaria de mostrar.
Executados em computadores e dispositivos móveis (celulares e tablets)
São interativos, sempre exigindo ações do aluno para concluir a proposta
Possuem atividades e desafios, com o objetivo de reforçar conceitos apresentados nos livros.
Todos eles tem conclusão (condição de resolução ou vitória) e serão diferentes cada vez que for reiniciado.
Tem validação automática das ações do aluno, identificando quando ele atingiu o objetivo
Por questões de acessibilidade, as informações necessárias estarão sempre presentes em textos e áudio.
Trânsito
Tema contemporâneo
Além da Educação para o Trânsito, os conteúdos trabalhados e as orientações didáticas abordam os temas contemporâneos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que poderão ser desenvolvidos pelos professores de diferentes áreas, de maneira transversal e interdisciplinar.
Direitos da Criança e do Adolescente
Saúde
Vida familiar e social
Educação para o Consumo
Educação Financeira e Fiscal
Trabalho Ciência e Tecnologia
Diversidade Cultura
Inclusão de pessoas com deficiência
Educação Ambiental
Processo respeito de envelhecimento, respeito e valorização do idoso
Educação em Direitos Humanos
Educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena
Educação Alimentar e Nutricional
Deste modo esta ampla e completa coleção oferece subsídios para se trabalhar o trânsito de forma contextualizada, fomentando atitudes voltadas ao bem comum e sobretudo valores ligados à ética e à cidadania como vistas a contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade
Tema Central
O desenvolvimento dos conteúdos é distribuído entre os componentes curriculares e contempla as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas a colocar os estudantes em contato com diversos gêneros textuais os quais serão trabalhados de forma interdisciplinar
Ciências
Geografia
Matemática
Educação Física
Arte
História
Língua Portuguesa
Capacitação Docente
A capacitação dos professores será ministrada pela assessoria pedagógica da editora, ficando a formação das turmas a cargo da equipe responsável pelas unidades escolares.
O treinamento será organizado em forma de palestra e oficina, oportunizando assim uma aplicação prática e reflexiva a respeito de como o docente pode desenvolver pedagogicamente o material com seus alunos.
As aulas serão ministradas pelos professores organizadores do material didático, os quais encaminharão de forma dinâmica o desenvolvimento das atividades que compõem a estrutura da coleção