3d-livros-topo.png

Educação de Jovens e Adultos

EJA

Conheça a Coleção Novo Futuro
Livros didáticos para a educação de jovens e adultos.

Mais do que apenas aprender

Essa coleção inova com seções que despertam interatividade em conteúdos que vão além da alfabetização e fazem o aluno ser inserido em universos para questionar, refletir e ampliar o seus conhecimentos.

O livro didático faz parte de uma coleção intitulada NOVO FUTURO, formada por um livro para cada disciplina do Ensino Fundamental (Anos Finais) e para cada disciplina do Ensino Médio.

destaque-imagens.png
destaque-imagens2.png

Livros para o Ensino Médio

A Coleção EJA Ensino Médio é composta por quatro livros nas áreas de: Linguagens e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Foi desenvolvida especificamente para esse nível de ensino e apresenta uma proposta pedagógica que atende aos processos cognitivos de aprendizagem das disciplinas

Além dos Livros do Aluno, fazem parte da coleção os Manuais do Professor, que apresentam objetivos, pressupostos teóricos, orientações metodológicas, sugestões de leitura, resolução de atividades e encaminhamento para a sala de aula.

3d-livros.jpg

Objetivo da Coleção

Todos os livros da COLEÇÃO NOVO FUTURO respeitam as orientações teóricas e metodológicas contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica,
correspondente ao 2º segmento da EJA, dos anos finais do Ensino Fundamental, conforme artigo 10 da Resolução nº 01/2021 de 25 de maio de 2021. Os conteúdos dos livros foram elaborados a partir dos eixos propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos, quais sejam: Trabalho, Cultura e Tempo.


Assim, entende-se que os Objetos de Aprendizagem de cada área/componente curricular, bem como as Competências e Habilidades presentes na BNCC serão incluídos nos currículos específicos para a Educação de Jovens e Adultos e, para atendê-los, haverá uma demanda por material didático com proposta pedagógica coerente com a Educação de
Jovens e Adultos.

fundo-faixa.jpg

Mais que aprender

Os conteúdos dos livros foram elaborados a partir dos eixos propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos, quais sejam: Trabalho, Cultura e Tempo.

Cada disciplina apresenta algumas das seções a seguir:

“Para começo de conversa”

Nessa seção propõe-se uma questão problema para introduzir o tema. O objetivo é inserir o jovem/adulto numa situação contextualizada, com um problema a ser resolvido, de modo que o conhecimento a ser estudado seja apresentado em sua concretude histórica e em sua relevância social. Esse problema pode ser composto por texto, imagem, gráfico, mapa, equação..., acompanhado de uma ou duas indagações que estimularão o desenvolvimento de habilidades intelectuais e/ou procedimentais e/ou afetivas sociais. Nesse momento, estabelecerá relações com um ou mais eixos da EJA Trabalho, Cultura e Tempo.

“Aproximações Interdisciplinares”

Nesse boxe há textos, imagens ou outras linguagens que abordam o conteúdo em estudo pela perspectiva de outras ciências, que é acrescido de uma breve explicação sobre essa interdisciplinaridade e uma questão desafio, a qual envolve a relação interdisciplinar. O objetivo é ampliar a compreensão de que os fenômenos em estudo podem ser analisados por diversos ramos da ciência, sem ficarem circunscritos a algum deles de forma definitiva.

rodape.jpg