O livro preocupa-se em apresentar os comandos básicos do OpenGL para que se possa criar e desenvolver aplicações gráficas básicas, permitindo assim a compreensão dessas aplicações com a possibilidade de aumentar o conhecimento do aluno sobre a computação gráfica. Não são abordados os conceitos gerais da linguagem de programação, isso significa que se deve ter um conhecimento básico sobre a linguagem C ou C++. O que é apresentado, no entanto, permite um avanço em novas descobertas. Os programas foram compilados no Windows, utilizando o compilador GNU MinGW, em conjunto com o IDE Code::Blocks. Em todos os exercícios, a preocupação foi fazer o aluno tentar aplicar seus conhecimentos em conjunto com o desejo de aprendizado.
Informação e Comunicação
Produção Cultural e Design
Técnico em Computação Gráfica
Técnico em Programação de Jogos Digitais
Técnico em Cenografia
Técnico em Comunicação Visual
Técnico em Multimídia
Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Técnico em Artes Visuais
Capítulo 1 – Introdução à Computação Gráfica
Capítulo 2 – Início dos Trabalhos com OpenGL
Capítulo 3 – Primitivas Geométricas em 3-D
Capítulo 4 – Como Alterar as Características do Objeto
Capítulo 5 – Curvas e Superfícieis
Capítulo 6 – Como Iluminar os Objetos e o Ambiente
Capítulo 7 – Criação e Manipulação de Sólidos
Capítulo 8 – Como Tornar as Coisas Reais – Textura
Capítulo 9 – Renderização
Capítulo 10 – Animação