Prezado aluno, nas próximas páginas você encontrará conceitos, teorias, dicas e sugestões que o auxiliarão a compreender o que exatamente faz um recepcionista. Tudo o que foi trazido neste livro visa demonstrar quão grandes são as responsabilidades deste segmento profissional que você resolveu abraçar e como esta área de atuação vem crescendo. Há pouco tempo, o recepcionista atendia apenas aos telefonemas ou recebia as pessoas dentro das organizações. Atualmente assume funções de ordem administrativa que viabilizam as atividades de outros setores nas empresas.
Independentemente das atividades ou responsabilidades que irá assumir ou desempenhar na instituição em que for empregado, o importante é ter certeza de que está trabalhando nesta área por afinidade ou identificação com o serviço, que execute com satisfação suas funções, sabendo que faz parte de uma equipe que precisa de você. Procure estudar sempre, atualizar-se constantemente e aprender outras línguas. O aperfeiçoamento constante fará de você um profissional mais seguro e competitivo para o mercado de trabalho. As teorias só fazem sentido quando colocadas em prática, portanto, procure fazer da sua prática profissional o espelho do que você conhece. Este livro visa ser parte importante desse aprendizado.
Capítulo 1 – O Ato de Recepcionar
Capítulo 2 – Perfil do Profissional Recepcionista
Capítulo 3 – Conhecendo o Local de Trabalho
Capítulo 4 – Mídias e Novas Tecnologias
Capítulo 5 – Apresentação Pessoal
Capítulo 6 – Comunicação Eficiente
Capítulo 7 – Atendimento ao Cliente
Capítulo 8 – Organização e Planejamento
Capítulo 9 – Administração Eficaz do Tempo
Capítulo 10 – Relacionamento Interpessoal
Capítulo 11 – Ética Profissional
Capítulo 12 – Legislação Trabalhista