Este livro foi planejado para você, que deseja ter um primeiro contato com os fundamentos da programação orientada a objetos (POO). Nosso interesse é que este seja o seu primeiro livro de POO, e que o nosso texto desperte a sua curiosidade levando-o a se aprofundar, cada vez mais, em um dos paradigmas de programação mais utilizados atualmente. Com isto, posteriormente, você terá familiaridade para explorar os conteúdos em materiais mais avançados. Passamos longe de um texto muito acadêmico, procurando manter uma “conversa” constante com você. A leitura não fica presa a formalismos e discussões excessivamente teóricas, que julgamos não serem importantes para quem dá os primeiros passos no assunto. Isso se reflete em uma busca frequente por uma didática simples, que enfatiza os conceitos mais importantes, os exemplos acessíveis, mas suficientes para a compreensão de determinadas questões, e as atividades que provoquem a sua curiosidade. Não raramente, retomamos definições e observações anteriores justamente para fixar bastante o que é mais necessário.
Aliado ao professor, esse material pode ser ainda complementado por outros fundamentos e situações, a depender do ritmo e da inserção do assunto no curso de sua escolha. Os capítulos iniciais (1 e 2) apresentam uma visão geral da linguagem de programação Java, que foi escolhida como ferramenta para a criação dos programas e para a prática dos conceitos. Supomos que você já teve algum contato com algoritmos e programação, mas mesmo assim apresentamos novamente conceitos da programação tradicional antes de abordarmos a POO em específico. Sugestões de atividades são feitas ao final de cada capítulo para fixar o seu conhecimento e provocar o interesse em outras discussões. Nos capítulos seguintes, utilizamos um exemplo-base para apresentar, praticar e discutir os fundamentos da POO usando Java. Agregamos cada conceito aos poucos, retomando discussões anteriores e trazendo novidades. Supomos que você lerá os capítulos na ordem apresentada, mas, para os que já conhecem um pouco do assunto, é possível pular diretamente para a leitura de um determinado capítulo. O final do livro traz apêndices com indicações de dois softwares que podem ser úteis para atividades práticas em computador.
Esperamos que você aproveite bastante esse livro. Que ele seja um primeiro passo seguro para seu aprendizado da orientação a objetos, e que possamos contribuir para a sua formação profissional, acadêmica e pessoal.
Comunicação e Informação
Controle e Processos Industriais
Infraestrutura
Ambiente e Saúde
Técnico em Informática
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Programação de Jogos Digitais
Técnico em Redes de Computadores
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Mecatrônica
Técnico em Geoprocessamento
Técnico em Meteorologia
Capítulo 1 – Introdução ao Java
Capítulo 2 – Entrada e Saída de Dados em Java
Capítulo 3 – Classes e Objetos
Capítulo 4 – Encapsulamento
Capítulo 5 – Associações
Capítulo 6 – Herança
Capítulo 7 – Polimorfismo
Capítulo 8 – Coleções
Capítulo 9 – Notação UML
Capítulo 10 – Recursos Úteis