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Gestão de Pessoas

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Nas últimas décadas, a área de gestão com pessoas foi revestida de uma importância jamais vista, desde o seu surgimento como campo de estudo das Ciências Administrativas.
Isso ocorreu devido às significativas mudanças causadas pela globalização, pelos avanços tecnológicos, pela escassez de recursos e, principalmente, pela acirrada concorrência entre as empresas, fato que incutiu forte tendência na redução dos custos produtivos e no aumento da eficiência produtiva. Isso impôs às organizações a exigência de uma nova modelagem para gerenciamento das pessoas, visando atender às necessidades ambientais.
Não obstante, quando nos referimos ao trabalhador, estamos nos dirigindo a uma pessoa, a um ser humano, dotado de características muito particulares e, também, a organizações – empresas que possuem estrutura física, perfil cultural próprio e estilo de gestão fortemente influenciado pelos executivos que a compõem.
Deste modo, este contexto, formado pelas pessoas e pelas organizações, é constantemente modificado pelas variações ambientais externas e internas. As externas são constituídas por agentes governamentais, concorrentes, sindicatos, bancos, entre tantos outros. As internas, por departamentos que constituem a estrutura organizacional, processos desenvolvidos pela organização e outras variáveis importantes.
Desta forma, a área de gestão com pessoas assumiu importante relevância na interpretação do contexto, como agente integrador destas variáveis, com a finalidade de conciliar os interesses organizacionais com os pessoais de cada trabalhador e atender às exigências ambientais.
Assim, migramos de uma visão restrita, em que o trabalhador era visto como um mero recurso empresarial, tratado internamente como um número, para uma visão mais humana, identificando-o como um “ser vivo”, um “ser humano”, dotado de desejos, anseios, capacidades, fraquezas e carências.

Gestão e Negócios

Produção Industrial

Ambiente e Saúde

Técnico em Serviços Públicos

Técnico em Serviços de Condomínio

Técnico em Administração

Técnico em Recursos Humanos

Técnico em Comércio

Técnico em Logística

Técnico em Calçados

Técnico em Meio Ambiente

Capítulo 1 – Gestão com Pessoas
Capítulo 2 – As Organizações
Capítulo 3 – As Pessoas
Capítulo 4 – Integração dos Recursos Organizacionais
Capítulo 5 – Abordagem Processual da Área de Gestão com Pessoas
Capítulo 6 – Procedimentos Operacionais da Área de Gestão com Pessoas
Capítulo 7 – Segurança e Medicina no Trabalho
Capítulo 8 – A Legislação Trabalhista
Capítulo 9 – Legislação Previdenciária
Capítulo 10 – Exigências Legais

  • Descrição

    +

    Nas últimas décadas, a área de gestão com pessoas foi revestida de uma importância jamais vista, desde o seu surgimento como campo de estudo das Ciências Administrativas.
    Isso ocorreu devido às significativas mudanças causadas pela globalização, pelos avanços tecnológicos, pela escassez de recursos e, principalmente, pela acirrada concorrência entre as empresas, fato que incutiu forte tendência na redução dos custos produtivos e no aumento da eficiência produtiva. Isso impôs às organizações a exigência de uma nova modelagem para gerenciamento das pessoas, visando atender às necessidades ambientais.
    Não obstante, quando nos referimos ao trabalhador, estamos nos dirigindo a uma pessoa, a um ser humano, dotado de características muito particulares e, também, a organizações – empresas que possuem estrutura física, perfil cultural próprio e estilo de gestão fortemente influenciado pelos executivos que a compõem.
    Deste modo, este contexto, formado pelas pessoas e pelas organizações, é constantemente modificado pelas variações ambientais externas e internas. As externas são constituídas por agentes governamentais, concorrentes, sindicatos, bancos, entre tantos outros. As internas, por departamentos que constituem a estrutura organizacional, processos desenvolvidos pela organização e outras variáveis importantes.
    Desta forma, a área de gestão com pessoas assumiu importante relevância na interpretação do contexto, como agente integrador destas variáveis, com a finalidade de conciliar os interesses organizacionais com os pessoais de cada trabalhador e atender às exigências ambientais.
    Assim, migramos de uma visão restrita, em que o trabalhador era visto como um mero recurso empresarial, tratado internamente como um número, para uma visão mais humana, identificando-o como um “ser vivo”, um “ser humano”, dotado de desejos, anseios, capacidades, fraquezas e carências.

  • Grupos

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    Gestão e Negócios

    Produção Industrial

    Ambiente e Saúde

  • Cursos atendidos

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    Técnico em Serviços Públicos

    Técnico em Serviços de Condomínio

    Técnico em Administração

    Técnico em Recursos Humanos

    Técnico em Comércio

    Técnico em Logística

    Técnico em Calçados

    Técnico em Meio Ambiente

  • Sumário

    +

    Capítulo 1 – Gestão com Pessoas
    Capítulo 2 – As Organizações
    Capítulo 3 – As Pessoas
    Capítulo 4 – Integração dos Recursos Organizacionais
    Capítulo 5 – Abordagem Processual da Área de Gestão com Pessoas
    Capítulo 6 – Procedimentos Operacionais da Área de Gestão com Pessoas
    Capítulo 7 – Segurança e Medicina no Trabalho
    Capítulo 8 – A Legislação Trabalhista
    Capítulo 9 – Legislação Previdenciária
    Capítulo 10 – Exigências Legais