Este livro tem como principal objetivo discutir os aspectos macro e micro da gestão ambiental em organizações produtivas, visando possibilitar a compreensão necessária para a implementação de estratégias de proteção ambiental em organizações produtivas, com o foco na promoção da sustentabilidade.
Destaca-se que a gestão ambiental em organizações produtivas diz respeito ao conjunto de políticas e práticas administrativas organizacionais e operacionais, que levam em conta a proteção do meio ambiente por meio do controle dos aspectos ambientais, da eliminação ou mitigação de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação das atividades da empresa.
O livro está dividido em 10 capítulos, sendo que os capítulos 1, 2 e 3 têm por objetivo apresentar conceitos iniciais de gestão ambiental, seus fatores indutores e abordagens e como avaliar uma organização do ponto de vista ambiental. Nesse contexto, desenvolve-se a compreensão a respeito de aspectos históricos e conceituais da gestão ambiental no capítulo 1. Os fatores indutores e as abordagens da gestão ambiental que podem ser desenvolvidos em organizações são trabalhados no capítulo 2. Já no capítulo 3, estuda-se o processo de avaliação ambiental em uma organização produtiva.
Nos capítulos 4 e 5, são trabalhadas as ferramentas da gestão ambiental em organizações produtivas, sendo que no 4 o foco é no processo, sendo trabalhadas as seguintes ferramentas: Tecnologias de Fim de Tubo, Produção mais Limpa e Logística Reversa; já no 5 são trabalhadas ferramentas com o foco no produto – Análise do Ciclo de Vida, Ecodesign e Rotulagem.
O Sistema de Gestão Ambiental começa a ser abordado no capítulo 6, com o processo de normalização, as normas da série ISO 14 000 e as características de um Sistema de Gestão Ambiental. No capítulo 7, estuda-se o processo de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental estruturado na norma internacional ISO 14 001, incluindo um aprofundamento dos requisitos de um SGA, ou seja: Política Ambiental; Planejamento; Implementação e Operacionalização; Verificação e Análise pela Administração.
Em seguida, a sustentabilidade empresarial é estudada nos capítulos 8, 9 e 10. Inicialmente, vale ter em mente o conceito de sustentabilidade empresarial – desenvolvimento, implementação e manutenção de ações que tornem a organização economicamente viável e inserida em uma posição competitiva, levando em consideração a eficiência ambiental e a responsabilidade social aplicada em todas as suas operações, produtos e níveis organizacionais com foco nos recursos naturais, na sociedade e em seus stakeholders. Nesse contexto, estuda-se, no capítulo 8, os temas: origem, conceito e abordagens do desenvolvimento sustentável e conceitos
e abordagens da sustentabilidade empresarial. No capítulo 9, apresenta-se conceitos, abordagens e algumas ferramentas da responsabilidade social corporativa. Finalmente, no capítulo 10, serão debatidas algumas características da aplicação da ecoeficiência em cadeias produtivas estendidas. No final de cada capítulo, há exercícios de fixação.
Com isso, espera-se que a leitura deste livro contribua significativamente para a formação do estudante, auxiliando-o na atuação como gestor ambiental em diferentes situações, seja como consultor, auditor, perito ou analista ambiental ou mesmo um pesquisador.
Ambiente e Saúde
Controle e Processos Industriais
Gestão e Negócios
Produção Industrial
Recursos Naturais
Técnico em Controle Ambiental
Técnico em Meio Ambiente
Técnico em Reciclagem
Técnico em Análises Química
Técnico em Petroquímica
Técnico em Química
Técnico em Serviços de Condomínio
Técnico em Celulose e Papel
Técnico em Têxtil
Técnico em Agroecologia
Técnico em Florestas
Capítulo 1 – Introdução à Gestão Ambiental
Capítulo 2 – Fatores Motivadores e as Abordagens da Gestão Ambiental
Capítulo 3 – Avaliação Ambiental em Organizações Produtivas
Capítulo 4 – Ferramentas de Gestão Ambiental com Foco no Processo
Capítulo 5 – Ferramentas de Gestão Ambiental com Foco no Produto
Capítulo 6 – Normalização, a Série ISO 14000 e as Características de um SGA
Capítulo 7 – Estruturação de Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001
Capítulo 8 – Introdução a Sustentabilidade Empresarial
Capítulo 9 – Responsabilidade Social Corporativa
Capítulo 10 – Ecoeficiência em Cadeias Produtivas Estendidas