A gestão pela qualidade é um tema muito importante e bastante difundido em todo o ambiente empresarial, e seu estudo é essencial para a formação de um profissional afinado com as necessidades atuais do mercado de trabalho. Este livro é destinado a todos os cursos que possuam entre suas disciplinas o assunto de gestão pela qualidade empresarial e princípios de controle de qualidade. Sua linguagem foi adaptada para tornar seu entendimento mais simples, pensando principalmente no público dos cursos técnicos das mais diversas áreas. O
texto, sempre que possível, traz exemplos práticos que facilitam o entendimento dos diversos assuntos, trazendo, para a realidade do leitor, diversas situações-problema em que as técnicas de qualidade são aplicadas e avaliadas, permitindo um contato íntimo com o conteúdo sem a necessidade de um estudo teórico extenso e desgastante.
O capítulo 1 introduz o assunto da qualidade, trazendo um pouco da história da àrea e sua aplicação nas empresas ao redor do mundo. Apresenta, também, a ideia da gestão pela qualidade. Vários conceitos e ideias importantes são apresentados e tratados de forma a demonstrar a profundidade e o potencial do assunto para criar uma base para o estudo dos próximos capítulos.
No capítulo 2, apresentamos os mestres da área da qualidade mundial e como seus pensamentos formam o substrato sobre o qual a gestão pela qualidade ocorre. São apresentados nomes como Deming, Ishikawa, Taguchi e Juran, discutidas suas técnicas e princípios e exemplificados os elementos por eles dispostos.
No capítulo 3 há uma importante visão geral sobre um sistema de gestão pela qualidade, mostrando como a mesma ocorre em situações reais. Nesse capítulo, também há uma introdução às normas ISO 9 000, que servem como roteiro para o desenvolvimento de uma política da qualidade em um ambiente empresarial, permitindo à empresa obter uma certificação internacional de processos com qualidade.
No capítulo 4, inicia-se o tratamento das técnicas necessárias à implantação e ao gerenciamento de um sistema de gestão pela qualidade. São apresentadas técnicas de organização, análise de problemas, definição de metas e objetivos, e planejamento de reuniões e comunicações que são extremamente úteis na constituição
da qualidade na empresa.
O capítulo 5 trata exclusivamente de formas gráficas de expressão de dados, ponto fundamental para a gestão pela qualidade. Nesse capítulo, são apresentados os tipos mais comuns de gráficos, exemplos de sua utilidade e, também, de situações-problema em que esses gráficos podem ser construídos e analisados, permitindo uma visão clara das situações que impactam na qualidade. Seguindo nesse modelo, no capítulo 6 são demonstradas ferramentas gráficas úteis para aplicação em sistemas de qualidade. Essas ferramentas são interessantes auxílios na resolução de problemas cotidianos, na criação de formas simples de comunicação de procedimentos e na determinação de pontos fundamentais de trabalho para a melhoria da qualidade. Ao final do capítulo, é apresentado o gráfico de controle, como uma forma de conhecer antecipadamente essa ferramenta que é essencial ao Controle Estatístico de Processos (CEP), apresentado no capítulo 9.
Nos capítulos 7 e 8, fazemos uma reapresentação dos conceitos de probabilidade e estatística necessários ao entendimento do CEP. Para tornar o assunto acessível, todos esses conceitos são exemplificados e trabalhados por meio de situações-problema comuns à maioria das pessoas. A ênfase dada ao capítulo é na aplicação das ferramentas, o que minimiza o peso da Matemática necessária ao seu entendimento, tornando o assunto mais próximo do cotidiano.
No capítulo 9, falamos do Controle Estatístico de Processos, uma das ferramentas mais importantes e poderosas que a gestão pela qualidade possui para atingir seus objetivos. Trabalhada por meio de exemplos, essa ferramenta é apresentada e seus resultados analisados de forma simples e objetiva, facilitando seu entendimento e a aplicação em outros processos.
Finalmente, no capítulo 10, apresentamos um grande exemplo de sistema de gestão pela qualidade, em que todos os conceitos anteriormente trabalhados são aplicados. Para isso, uma empresa fictícia é criada e todo o processo de gestão pela qualidade é otimizado desde o princípio, bem como uma documentação da qualidade adequada a esse processo. Desenvolvido no formato de passo a passo,
esse capítulo permite um perfeito fechamento dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do livro, trabalhando sua aplicação e permitindo uma análise dos resultados baseada nos dados do exemplo criado.
Controle e Processos Industriais
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
Segurança
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos
Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula
Técnico em Manutenção de Aeronaves em Grupo Motopropulsor
Técnico em Máquinas Navais
Técnico em Mecânica
Técnico em Mecatrônica
Técnico em Metalurgia
Técnico em Sistemas a Gás
Técnico em Telecomunicações
Técnico em Desenho de Construção Civil
Técnico em Edificações
Técnico em Estradas
Técnico em Geodésia e Cartografia
Técnico em Geoprocessamento
Técnico em Hidrologia
Capítulo 1 – Qualidade – Definições e Histórico
Capítulo 2 – Mestres da Qualidade e Seus Ensinamentos
Capítulo 3 – Visão Geral de um Sistema de Qualidade
Capítulo 4 – Técnicas Úteis para Gestão pela Qualidade
Capítulo 5 – Gráficos Úteis para Aplicação em Sistemas de Qualidade
Capítulo 6 – Ferramentas Gráficas Úteis em Sistemas de Qualidade
Capítulo 7 – Conceitos Básicos de Estatística Aplicados à Qualidade
Capítulo 8 – Descrição de Variáveis Aleatórias e Distribuição de Probabilidades
Capítulo 9 – Controle Estatístico de Processos (CEP)
Capítulo 10 – Aplicação de um Sistema de Qualidade em uma Simulação