A aquacultura, produção de organismos aquáticos (moluscos, crustáceos, peixes e algas), é nos dias atuais a atividade de produção de alimentos que mais cresce no mundo, inclusive no Brasil. Além de contribuir com a segurança alimentar (preocupação destacada pela FAO, o órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação), a aquacultura é mais eficiente na geração de empregos diretos e indiretos do que outras atividades agropecuárias, empregando atualmente cerca de quarenta milhões de pessoas no mundo. O potencial brasileiro para o desenvolvimento da aquacultura é imenso: constitui-se de uma zona econômica exclusiva de duzentas milhas náuticas (370 km), 8 400 km de extensão de costa marítima e 5 500 000 hectares de reservatórios de água doce.
Dentro deste ramo de agronegócio destaca-se a piscicultura, o cultivo de peixes, tanto de água doce como de água salgada. Essa atividade é especialmente importante para países em desenvolvimento, pois contribui para a melhoria de qualidade de vida, para a segurança alimentar, para a diminuição da pobreza e para a geração de recursos e renda. Do ponto de vista da sustentabilidade, a piscicultura também contribui para diminuir a pressão extrativista sobre as populações nativas de peixes e, até mesmo, gera indivíduos para programas de repovoamento e peixamento. O recente aumento da demanda por pescado não vem sendo acompanhado pela formação adequada, em quantidade e qualidade, de mão de obra especializada e capacitada para empreender nesse ramo de agronegócio.
Recentemente, cursos profissionalizantes de nível médio em aquacultura, pesca e piscicultura vêm sendo criados Brasil afora. Os cursos tradicionais como o de Técnico em Agricultura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Zootecnia, entre outros, têm dedicado mais espaço em suas grades curriculares à aquacultura, especialmente à piscicultura. É notável a carência de obras de nível médio e técnico que se dediquem a abordar temas pertinentes à aquacultura. Desta forma, o objetivo deste livro é auxiliar o aluno de nível médio profissionalizante em sua construção do saber técnico.
Este volume possui dez capítulos, começando por uma apresentação biológica do produto final da piscicultura, o peixe. Também será abordada a forma como os peixes reagem às alterações ambientais, e como se alimentam. As tecnologias e sistemas de produção e manejo são objeto de estudo de alguns capítulos, nos quais os aspectos práticos e os problemas mais comuns da rotina do piscicultor são abordados de forma direta. Obviamente, não temos intenção de esgotar o assunto nos textos apresentados. Dessa forma, incentivamos a busca contínua de novas fontes de estudo. Neste livro você encontrará exercícios e pesquisas complementares e, ao final de cada capítulo, há uma seção denominada Caindo na rede que apresenta alguns links, hipertextos, mídias e arquivos digitais que ampliam o assunto estudado. Que o conhecimento contido neste livro contribua para que a piscicultura brasileira seja economicamente forte, próspera e ambientalmente sustentável.
Recursos Naturais
Militar
Produção Alimentícia
Técnico em Aquicultura
Técnico em Equipamentos Pesqueiros
Técnico em Pesca
Técnico em Recursos Pesqueiros
Técnico em Hidrografia
Técnico em Processamento de Pescado
Capítulo 1 – Morfofisiologia de Peixes Ósseos
Capítulo 2 – Qualidade da Água – Elementos Bióticos e Gases Dissolvidos
Capítulo 3 – Qualidade da Água – Elementos Abióticos Físico-Químicos
Capítulo 4 – Nutrição de Peixes de Água Doce
Capítulo 5 – Manejo Alimentar de Peixes
Capítulo 6 – Produção em Viveiros e Tanques-Rede
Capítulo 7 – Produção em Recirculação de Água e em Fluxo Contínuo (Raceways)
Capítulo 8 – Espécies Mais Usadas na Piscicultura Brasileira
Capítulo 9 – Processamento, Conservação e Beneficiamento do Pescado
Capítulo 10 – Controle Sanitário em Piscicultura e Doenças em Peixes