A vida em sociedade apresenta ao indivíduo uma diversidade infinita de circunstâncias que conflitam com a ética e a moral e fazem a convivência em coletividade um desafio peculiar do cotidiano, se considerarmos a dinâmica das relações humanas. Nesse contexto das relações humanas, o indivíduo defronta-se com circunstâncias que conflitam com valores básicos, como não mentir, não roubar, não trapacear.
É nesse terreno das questões éticas que o indivíduo necessita realizar escolhas e, dessa forma, arcar com os aspectos positivos e negativos das escolhas realizadas, quando não existem certezas absolutas que subsistem à própria complexidade ética e moral.
O objetivo deste livro é apresentar aos alunos uma abordagem didática sobre conceitos filosóficos e sociológicos relacionados ao comportamento ético do indivíduo e suas relações com o ambiente, oferecendo-lhes uma reflexão contextualizada do mundo. O livro conduz gradativamente ao desenvolvimento do pensamento ético, ampliando o entendimento da ética aplicada ao indivíduo, suas relações humanas, profissionais e empresariais, de modo a propiciar ao aluno a compreensão prática sobre o assunto.
Os primeiros capítulos conduzem o estudante à introdução da temática e suas concepções conceituais, vinculando-as às relações individuais, profissionais, empresariais e de responsabilidade social, além de abordar a ética no contexto da administração pública e suas interações. Os capítulos seguintes abordam aspectos inerentes às relações humanas e objetivam apresentar ao estudante as características individuais e grupais presentes nas relações interpessoais estabelecidas entre os indivíduos.
Ambiente e Saúde
Desenvolvimento Educacional e Social
Controle e Processos Industriais
Gestão e Negócios
Turismo, Hospitalidade e Lazer
Informação e Comunicação
Infraestrutura
Militar
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Produção Industrial
Recursos Naturais
Segurança
Técnico em Administração
Técnico em Contabilidade
Técnico em Serviços de Condomínio
Técnico em Serviços Imobiliários
Técnico em Vendas
Técnico em Imagem Pessoal
Técnico em Estética
Técnico em Massoterapia
Técnico em Podologia
Técnico em Prótese Dentária
Técnico em Eletrônica
Técnico em Manutenção Automotiva
Técnico em Refrigeração e Climatização
Técnico em Agenciamento de Viagem
Técnico em Confeitaria
Técnico em Panificação
Técnico em Serviços de Restaurante e Bar
Técnico em Informática
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Redes de Computadores
Técnico em Carpintaria
Técnico em Apicultura
Técnico em Artesanato
Técnico em Design de Interiores
Técnico em Paisagismo
Técnico em Móveis
Técnico em Aquicultura
Técnico em Fruticultura
Capítulo 1 – Ética
Capítulo 2 – Ética nas Relações de Trabalho
Capítulo 3 – Ética Empresarial
Capítulo 4 – Ética na Administração Pública
Capítulo 5 – Responsabilidade Social
Capítulo 6 – Abordagem Humanística da Administração
Capítulo 7 – Relações Interpessoais
Capítulo 8 – Grupos
Capítulo 9 – Comunicação
Capítulo 10 – Compreendendo as Pessoas no Ambiente Organizacional