Esse livro traz conhecimentos fundamentais a alunos, a gestores e a profissionais que atuam na área de saúde e estética sobre a transformação constante dos significados da imagem e da beleza ao longo dos séculos. Expõe a influência da padronização
e da “supervalorização da beleza” na percepção da autoimagem corporal, na autoestima e no comportamento de homens e mulheres na
sociedade atual. São apresentadas importantes estratégias para o desenvolvimento da inteligência emocional do profissional, o efeito positivo gerado pela transformação do seu comportamento sobre sua imagem, seu trabalho e suas relações interpessoais. Além disso, o material apresenta o perfil do profissional de estética, destaca posturas éticas importantes a serem adotadas e diferentes possibilidades de atuação.
O livro favorece, ainda, o desenvolvimento de competências, possibilitando atender às atuais exigências do mercado de trabalho e atingir
a excelência na prestação de serviços. Destaca a importância da análise prévia e criteriosa do cliente para a identificação da necessidade
estética específica e direcionamento ao tratamento estético adequado. Apresenta, também, a relação entre a estética e a imagem pessoal
na valorização dos preços e na fidelização dos clientes. Além disso, enfatiza como identificar clientes potenciais e como o profissional pode aproveitar positivamente os avanços tecnológicos na área de estética. Ressalta a importância da qualificação e da atualização profissional. Também oferece sugestões de cursos e apresenta características e oportunidades para a área de estética na sociedade contemporânea. Ao final de cada capítulo, são apresentadas uma lista de tópicos e algumas atividades que facilitam a revisão dos principais pontos abordados.
Ambiente e Saúde
Produção Cultural e Design
Técnico em Estética
Técnico em Imagem Pessoal
Técnico em Massoterapia
Técnico em Nutrição e Dietética
Técnico em Podologia
Técnico em Produção de Moda
Capítulo 1 – Introdução ao Universo da Imagem
Capítulo 2 – Análise da Imagem
Capítulo 3 – História da Estética
Capítulo 4 – Relação entre Imagem e Estética
Capítulo 5 – O Profissional de Estética
Capítulo 6 – Os Padrões Estéticos e a Autoimagem
Capítulo 7 – O Cliente
Capítulo 8 – O Poder da Estética nas Relações
Capítulo 9 – Atenção aos Novos Públicos
Capítulo 10 – Profissional de Estética do Futuro