Este livro discute os conceitos da automação de processos produtivos, de porte pequeno até industrial, por meio de uma abordagem construtiva que apresenta os conceitos fundamentais para o entendimento dos sistemas automatizados e evolui até temas específicos da grande área de automação, como as estratégias de controle de processos e sistemas robóticos.
A linguagem empregada nesta obra permite sua aplicação em diferentes cursos, como os com ênfase em eletrônica, eletrotécnica, telecomunicações, mecânica, eletromecânica, automação industrial, entre outros. A evolução do conhecimento possibilita o emprego em cursos técnicos com médio integrado, para a formação do público jovem, e também para cursos subsequentes, para a requalificação e atualização de profissionais atuantes ou não na área. Todos os conceitos abordados nesta obra são construídos com exemplos práticos semelhantes aos casos que o estudante da área irá encontrar em sua vida profissional.
A obra é estruturada para fundamentar o estudo na área de automação e controle de processos, entretanto, para isso, é necessária também a análise de fundamentos comuns a outras áreas. A primeira etapa da obra é voltada para a discussão em torno do termo automação e da noção de como os conceitos aqui examinados fazem parte do cotidiano. Na sequência, é enfocada a lógica digital, ou seja, a forma de representação do conhecimento pelos sistemas automatizados e como estes processam essas informações.
O capítulo seguinte apresenta um dos equipamentos mais difundidos na área de automação industrial, os controladores lógicos programáveis (CLPs), que se baseiam na lógica digital para o controle de processos. Em seguida, são introduzidos os fundamentos de controle de processos por meio de uma discussão teórica acerca dos conceitos da área de controle, os quais são fortalecidos com a apresentação de diversas simulações matemáticas das estratégias clássicas.
Finalizado o módulo de fundamentação em automação e controle, são focalizados os diferentes tipos de elementos que compõem esse sistemas, como os sensores industriais, que representam a forma dos sistemas automatizados “sentirem” os estímulos dos processos. Também são abordados os atuadores elétricos, que consistem em uma forma dos sistemas automatizados reagirem aos estímulos de entrada, realizando a conversão de energia elétrica em energia mecânica (como força, torque e movimento).
Por fim, é colocada em análise a robótica industrial, seus principais fundamentos, as formas de representação dos movimentos e o estudo da cinemática de manipuladores.
Ao final desses capítulos, os alunos terão desenvolvido as competências necessárias para especificar, controlar e programar manipuladores robóticos.
Controle e Processos Industriais
Informação e Comunicação
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Eletromecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Informática
Técnico em Manutenção de Aeronaves em Aviônicos
Técnico em Mecânica
Técnico em Mecânica de Precisão
Técnico em Mecatrônica
Técnico em Metrologia
Técnico em Programação de Jogos Digitais
Técnico em Telecomunicações
Capítulo 1 – Controle e Automação
Capítulo 2 – Lógica Digital
Capítulo 3 – Controladores Programáveis
Capítulo 4 – Introdução aos Sistemas de Controle
Capítulo 5 – Estratégias de Controle Automático
Capítulo 6 – Sensores Industriais
Capítulo 7 – Atuadores Elétricos
Capítulo 8 – Robótica
Capítulo 9 – Representação dos Movimentos
Capítulo 10 – Cinemática de Manipuladores