Por meio da visão, é possível perceber com maior clareza e velocidade tudo aquilo que se encontra no ambiente. Grande parte de nossos sentimentos são gerados a partir daquilo que vemos e observamos. O homem desenvolveu sua expressão pela linguagem visual, fazendo desenhos e pinturas nas pedras das cavernas. Desse modo, passou a comunicar-se e deixou sua marca. Para além da necessidade de comunicar, o homem primitivo admirava aquilo que via e procurava representar imagens, abstratas ou figurativas, para o adorno e a contemplação. Qualquer imagem que vemos causa, de algum modo, uma sensação de agrado, repulsa, inquietação ou indiferença. Esse sentimento tem a ver com a composição dessa imagem, ou seja, com o número de elementos e a distribuição espacial do conjunto visual. Colaboram, ainda, para nosso sentimento sobre o que vemos, as cores utilizadas, o modo como o conjunto está iluminado, as texturas empregadas, a escala, o tamanho, o enquadramento, além de nossa história de vida e conhecimentos adquiridos anteriormente. Assim, a sistematização em livro dessas informações sobre composição visual é muito importante no processo de construção do conhecimento e, principalmente, no âmbito acadêmico-profissional, daqueles que se relacionam profissionalmente com a imagem. É de suma importância que a formação de profissionais das artes e das técnicas seja pautada na fundamentação teórica e na prática cotidiana do mundo do trabalho.
Produção Cultural e Design
Técnico em Artes Visuais
Técnico em Comunicação Visual
Técnico em Design de Calçados
Técnico em Design de Embalagens
Técnico em Design de Interiores
Técnico em Design de Joias
Técnico em Design de Móveis
Técnico em Produção de Moda
Capítulo 1 – Gênese da Composição Visual
Capítulo 2 – Percepção Visual e Boa Forma
Capítulo 3 – Elementos Visuais Básicos
Capítulo 4 – Fundamentos da Composição Visual
Capítulo 5 – Equilíbrio e Proporção
Capítulo 6 – Entendendo e Compondo com as Cores
Capítulo 7 – Regras da Comunicação Visual
Capítulo 8 – Antagonismo Visual 1
Capítulo 9 – Antagonismo Visual 2
Capítulo 10 – Composição Visual nas Profissões