fbpx Senai e a Educação Profissional | Editora LT
ir parar home > Blog > Senai e a Educação Profissional

Senai e a Educação Profissional

Responsável pela organização da WorldSkills São Paulo 2015, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos, oferecidos em todo o Brasil, formam profissionais para o desenvolvimento de diferentes áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

O SENAI estimula a inovação da indústria, por meio de consultoria e do incentivo a ações das empresas, envolvendo pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos. Ao longo de seus 73 anos de existência, qualificou mais de 61 milhões de profissionais. Em 2013, ultrapassou a marca de 750 mil matrículas em cursos a distância. Além disso, é o principal parceiro do governo do Brasil no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Hoje, a instituição é responsável pela maioria das matrículas oferecidas pelo programa.

Atualmente, o SENAI conta com 1017 unidades, entre fixas e móveis, nas quais são ministrados cursos de capacitação profissional e prestados serviços em 28 áreas industriais.

A instituição já participou de 16 edições da WorldSkills e possui expertise na organização de grandes competições, como a própria Olimpíada do Conhecimento, a etapa nacional que classifica competidores para o mundial. A Olimpíada é a maior competição de educação profissional das Américas, uma iniciativa que tem o apoio de mais de 50 empresas e organizações.

No exterior, o SENAI, juntamente com o SESI e o IEL, mantém 75 parcerias internacionais em 45 países, como Estados Unidos, Canadá, Suécia, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Em2013, dez centros de educação profissional, liderados pelo SENAI estavam operando em diferentes países ao redor do mundo.

 

Fonte: http://www.worldskillssaopaulo2015.com/PT/partners/senai/