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Programação Orientada a Objetos

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Este livro foi planejado para você, que deseja ter um primeiro contato com os fundamentos da programação orientada a objetos (POO). Nosso interesse é que este seja o seu primeiro livro de POO, e que o nosso texto desperte a sua curiosidade levando-o a se aprofundar, cada vez mais, em um dos paradigmas de programação mais utilizados atualmente. Com isto, posteriormente, você terá familiaridade para explorar os conteúdos em materiais mais avançados. Passamos longe de um texto muito acadêmico, procurando manter uma “conversa” constante com você. A leitura não fica presa a formalismos e discussões excessivamente teóricas, que julgamos não serem importantes para quem dá os primeiros passos no assunto. Isso se reflete em uma busca frequente por uma didática simples, que enfatiza os conceitos mais importantes, os exemplos acessíveis, mas suficientes para a compreensão de determinadas questões, e as atividades que provoquem a sua curiosidade. Não raramente, retomamos definições e observações anteriores justamente para fixar bastante o que é mais necessário.
Aliado ao professor, esse material pode ser ainda complementado por outros fundamentos e situações, a depender do ritmo e da inserção do assunto no curso de sua escolha. Os capítulos iniciais (1 e 2) apresentam uma visão geral da linguagem de programação Java, que foi escolhida como ferramenta para a criação dos programas e para a prática dos conceitos. Supomos que você já teve algum contato com algoritmos e programação, mas mesmo assim apresentamos novamente conceitos da programação tradicional antes de abordarmos a POO em específico. Sugestões de atividades são feitas ao final de cada capítulo para fixar o seu conhecimento e provocar o interesse em outras discussões. Nos capítulos seguintes, utilizamos um exemplo-base para apresentar, praticar e discutir os fundamentos da POO usando Java. Agregamos cada conceito aos poucos, retomando discussões anteriores e trazendo novidades. Supomos que você lerá os capítulos na ordem apresentada, mas, para os que já conhecem um pouco do assunto, é possível pular diretamente para a leitura de um determinado capítulo. O final do livro traz apêndices com indicações de dois softwares que podem ser úteis para atividades práticas em computador.
Esperamos que você aproveite bastante esse livro. Que ele seja um primeiro passo seguro para seu aprendizado da orientação a objetos, e que possamos contribuir para a sua formação profissional, acadêmica e pessoal.

Comunicação e Informação

Controle e Processos Industriais

Infraestrutura

Ambiente e Saúde

Técnico em Informática

Técnico em Informática para Internet

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Técnico em Redes de Computadores

Técnico em Automação Industrial

Técnico em Mecatrônica

Técnico em Geoprocessamento

Técnico em Meteorologia

Capítulo 1 – Introdução ao Java

Capítulo 2 – Entrada e Saída de Dados em Java

Capítulo 3 – Classes e Objetos

Capítulo 4 – Encapsulamento

Capítulo 5 – Associações

Capítulo 6 – Herança

Capítulo 7 – Polimorfismo

Capítulo 8 – Coleções

Capítulo 9 – Notação UML

Capítulo 10 – Recursos Úteis

 

  • Descrição

    +

    Este livro foi planejado para você, que deseja ter um primeiro contato com os fundamentos da programação orientada a objetos (POO). Nosso interesse é que este seja o seu primeiro livro de POO, e que o nosso texto desperte a sua curiosidade levando-o a se aprofundar, cada vez mais, em um dos paradigmas de programação mais utilizados atualmente. Com isto, posteriormente, você terá familiaridade para explorar os conteúdos em materiais mais avançados. Passamos longe de um texto muito acadêmico, procurando manter uma “conversa” constante com você. A leitura não fica presa a formalismos e discussões excessivamente teóricas, que julgamos não serem importantes para quem dá os primeiros passos no assunto. Isso se reflete em uma busca frequente por uma didática simples, que enfatiza os conceitos mais importantes, os exemplos acessíveis, mas suficientes para a compreensão de determinadas questões, e as atividades que provoquem a sua curiosidade. Não raramente, retomamos definições e observações anteriores justamente para fixar bastante o que é mais necessário.
    Aliado ao professor, esse material pode ser ainda complementado por outros fundamentos e situações, a depender do ritmo e da inserção do assunto no curso de sua escolha. Os capítulos iniciais (1 e 2) apresentam uma visão geral da linguagem de programação Java, que foi escolhida como ferramenta para a criação dos programas e para a prática dos conceitos. Supomos que você já teve algum contato com algoritmos e programação, mas mesmo assim apresentamos novamente conceitos da programação tradicional antes de abordarmos a POO em específico. Sugestões de atividades são feitas ao final de cada capítulo para fixar o seu conhecimento e provocar o interesse em outras discussões. Nos capítulos seguintes, utilizamos um exemplo-base para apresentar, praticar e discutir os fundamentos da POO usando Java. Agregamos cada conceito aos poucos, retomando discussões anteriores e trazendo novidades. Supomos que você lerá os capítulos na ordem apresentada, mas, para os que já conhecem um pouco do assunto, é possível pular diretamente para a leitura de um determinado capítulo. O final do livro traz apêndices com indicações de dois softwares que podem ser úteis para atividades práticas em computador.
    Esperamos que você aproveite bastante esse livro. Que ele seja um primeiro passo seguro para seu aprendizado da orientação a objetos, e que possamos contribuir para a sua formação profissional, acadêmica e pessoal.

  • Grupos

    +

    Comunicação e Informação

    Controle e Processos Industriais

    Infraestrutura

    Ambiente e Saúde

  • Cursos atendidos

    +

    Técnico em Informática

    Técnico em Informática para Internet

    Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

    Técnico em Programação de Jogos Digitais

    Técnico em Redes de Computadores

    Técnico em Automação Industrial

    Técnico em Mecatrônica

    Técnico em Geoprocessamento

    Técnico em Meteorologia

  • Sumário

    +

    Capítulo 1 – Introdução ao Java

    Capítulo 2 – Entrada e Saída de Dados em Java

    Capítulo 3 – Classes e Objetos

    Capítulo 4 – Encapsulamento

    Capítulo 5 – Associações

    Capítulo 6 – Herança

    Capítulo 7 – Polimorfismo

    Capítulo 8 – Coleções

    Capítulo 9 – Notação UML

    Capítulo 10 – Recursos Úteis