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Fundamentos de Turismo

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A maioria das pessoas, quando pensa em turismo, já imagina aquela viagem perfeita, os hotéis maravilhosos, o voo tranquilo e seguro do avião, as praias e paisagens a serem conhecidas ou descobertas. Por vezes, essa viagem é a realização dos sonhos, é o encontro do físico e material com o abstrato sensorial, é poder tocar, ver e sentir aquilo que aprenderam na escola, que viram nos filmes pela televisão, que amigos e familiares contaram. Durante muito tempo as fotos, as compras e os souvenires, as lembranças e as imagens farão parte do cotidiano, das conversas e dos debates.
Ao longo do tempo, o ac√ļmulo dessas viagens faz com que o turista inicie a¬†compara√ß√£o de um destino com o outro, uma praia urbana com uma selvagem, um¬†campo com as montanhas. Passa a comparar tamb√©m companhias a√©reas, hot√©is¬†e servi√ßos prestados. Come√ßa a perceber a intr√≠nseca rede de servi√ßos e produtos¬†interligados, bem como o clima e o tempo dos destinos. E, quanto mais viagens,¬†mais aumenta esse poder de percep√ß√£o e compara√ß√£o. Aos poucos, o turista percebe¬†diferen√ßas mais delicadas, como decora√ß√£o, classifica√ß√£o hoteleira, servi√ßos¬†de hospitalidade, e vai distinguindo as responsabilidades de prestadores de servi√ßos,¬†entendendo a exist√™ncia de diversos agentes interligados, como ag√™ncias,¬†operadoras, casas de c√Ęmbio, locadoras, vendedores, recepcionistas e demais¬†agentes locais.
Uma das √ļltimas fases do aprendizado do turista √© aquela em que come√ßa a¬†perceber a liga√ß√£o entre poder p√ļblico e privado ‚Äď o marketing dos destinos e das¬†empresas, o planejamento urbano, a coleta seletiva do lixo, a preserva√ß√£o do patrim√īnio¬†p√ļblico, a valoriza√ß√£o da cultura, o tipo de publicidade que cada empresa¬†do trade tur√≠stico efetua, o tipo de turista que frequenta determinados locais e em¬†determinadas √©pocas do ano.

O objetivo da obra √© evidenciar todos estes aspectos e desenvolver no profissional¬†do turismo a percep√ß√£o de que as descobertas s√£o as mesmas, mas os¬†caminhos percorridos para essa aprendizagem s√£o diferentes, bem como a velocidade¬†com que cada aspecto √© percebido. N√≥s, profissionais do turismo, tornamo-nos¬†ativos, parte integrante da atividade tur√≠stica, muito antes de podermos conhecer¬†diversos destinos por meio de viagens. Temos de chegar a essas conclus√Ķes pelos¬†estudos, pela pr√°tica profissional e, principalmente, pela dedica√ß√£o.

Turismo, Hospitalidade e Lazer
Desenvolvimento Educacional e Social

‚ÄĘ T√©cnico em Agenciamento de Viagem
‚ÄĘ T√©cnico em Guia de Turismo
‚ÄĘ T√©cnico em Hospedagem
‚ÄĘ T√©cnico em Orienta√ß√£o Comunit√°ria
‚ÄĘ T√©cnico em Eventos

Cap√≠tulo 1 ‚Äď Introdu√ß√£o ao Turismo
Cap√≠tulo 2 ‚Äď Conceitua√ß√£o B√°sica
Cap√≠tulo 3 ‚Äď Profissionais do Turismo
Cap√≠tulo 4 ‚Äď Segmenta√ß√£o do Mercado Tur√≠stico
Cap√≠tulo 5 ‚Äď Paisagens do Turismo
Cap√≠tulo 6 ‚Äď Sustentabilidade da Atividade
Cap√≠tulo 7 ‚Äď Principais Destinos
Cap√≠tulo 8 ‚Äď Hospitalidade
Cap√≠tulo 9 ‚Äď Lazer e Recrea√ß√£o
Cap√≠tulo 10 ‚Äď Eventos e o Turismo

  • Descri√ß√£o

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    A maioria das pessoas, quando pensa em turismo, já imagina aquela viagem perfeita, os hotéis maravilhosos, o voo tranquilo e seguro do avião, as praias e paisagens a serem conhecidas ou descobertas. Por vezes, essa viagem é a realização dos sonhos, é o encontro do físico e material com o abstrato sensorial, é poder tocar, ver e sentir aquilo que aprenderam na escola, que viram nos filmes pela televisão, que amigos e familiares contaram. Durante muito tempo as fotos, as compras e os souvenires, as lembranças e as imagens farão parte do cotidiano, das conversas e dos debates.
    Ao longo do tempo, o ac√ļmulo dessas viagens faz com que o turista inicie a¬†compara√ß√£o de um destino com o outro, uma praia urbana com uma selvagem, um¬†campo com as montanhas. Passa a comparar tamb√©m companhias a√©reas, hot√©is¬†e servi√ßos prestados. Come√ßa a perceber a intr√≠nseca rede de servi√ßos e produtos¬†interligados, bem como o clima e o tempo dos destinos. E, quanto mais viagens,¬†mais aumenta esse poder de percep√ß√£o e compara√ß√£o. Aos poucos, o turista percebe¬†diferen√ßas mais delicadas, como decora√ß√£o, classifica√ß√£o hoteleira, servi√ßos¬†de hospitalidade, e vai distinguindo as responsabilidades de prestadores de servi√ßos,¬†entendendo a exist√™ncia de diversos agentes interligados, como ag√™ncias,¬†operadoras, casas de c√Ęmbio, locadoras, vendedores, recepcionistas e demais¬†agentes locais.
    Uma das √ļltimas fases do aprendizado do turista √© aquela em que come√ßa a¬†perceber a liga√ß√£o entre poder p√ļblico e privado ‚Äď o marketing dos destinos e das¬†empresas, o planejamento urbano, a coleta seletiva do lixo, a preserva√ß√£o do patrim√īnio¬†p√ļblico, a valoriza√ß√£o da cultura, o tipo de publicidade que cada empresa¬†do trade tur√≠stico efetua, o tipo de turista que frequenta determinados locais e em¬†determinadas √©pocas do ano.

    O objetivo da obra √© evidenciar todos estes aspectos e desenvolver no profissional¬†do turismo a percep√ß√£o de que as descobertas s√£o as mesmas, mas os¬†caminhos percorridos para essa aprendizagem s√£o diferentes, bem como a velocidade¬†com que cada aspecto √© percebido. N√≥s, profissionais do turismo, tornamo-nos¬†ativos, parte integrante da atividade tur√≠stica, muito antes de podermos conhecer¬†diversos destinos por meio de viagens. Temos de chegar a essas conclus√Ķes pelos¬†estudos, pela pr√°tica profissional e, principalmente, pela dedica√ß√£o.

  • Grupos

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    Turismo, Hospitalidade e Lazer
    Desenvolvimento Educacional e Social

  • Cursos atendidos

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    ‚ÄĘ T√©cnico em Agenciamento de Viagem
    ‚ÄĘ T√©cnico em Guia de Turismo
    ‚ÄĘ T√©cnico em Hospedagem
    ‚ÄĘ T√©cnico em Orienta√ß√£o Comunit√°ria
    ‚ÄĘ T√©cnico em Eventos

  • Sum√°rio

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    Cap√≠tulo 1 ‚Äď Introdu√ß√£o ao Turismo
    Cap√≠tulo 2 ‚Äď Conceitua√ß√£o B√°sica
    Cap√≠tulo 3 ‚Äď Profissionais do Turismo
    Cap√≠tulo 4 ‚Äď Segmenta√ß√£o do Mercado Tur√≠stico
    Cap√≠tulo 5 ‚Äď Paisagens do Turismo
    Cap√≠tulo 6 ‚Äď Sustentabilidade da Atividade
    Cap√≠tulo 7 ‚Äď Principais Destinos
    Cap√≠tulo 8 ‚Äď Hospitalidade
    Cap√≠tulo 9 ‚Äď Lazer e Recrea√ß√£o
    Cap√≠tulo 10 ‚Äď Eventos e o Turismo