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Fundamentos de Controle de Qualidade

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A gest√£o pela qualidade √© um tema muito importante e bastante difundido¬†em todo o ambiente empresarial, e seu estudo √© essencial para a forma√ß√£o de um¬†profissional afinado com as necessidades atuais do mercado de trabalho. Este livro¬†√© destinado a todos os cursos que possuam entre suas disciplinas o assunto de¬†gest√£o pela qualidade empresarial e princ√≠pios de controle de qualidade.¬†Sua linguagem foi adaptada para tornar seu entendimento mais simples, pensando¬†principalmente no p√ļblico dos cursos t√©cnicos das mais diversas √°reas. O
texto, sempre que poss√≠vel, traz exemplos pr√°ticos que facilitam o entendimento¬†dos diversos assuntos, trazendo, para a realidade do leitor, diversas situa√ß√Ķes-problema¬†em que as t√©cnicas de qualidade s√£o aplicadas e avaliadas, permitindo um¬†contato √≠ntimo com o conte√ļdo sem a necessidade de um estudo te√≥rico extenso¬†e desgastante.
O capítulo 1 introduz o assunto da qualidade, trazendo um pouco da história da àrea e sua aplicação nas empresas ao redor do mundo. Apresenta, também, a ideia da gestão pela qualidade. Vários conceitos e ideias importantes são apresentados e tratados de forma a demonstrar a profundidade e o potencial do assunto para criar uma base para o estudo dos próximos capítulos.
No capítulo 2, apresentamos os mestres da área da qualidade mundial e como seus pensamentos formam o substrato sobre o qual a gestão pela qualidade ocorre. São apresentados nomes como Deming, Ishikawa, Taguchi e Juran, discutidas suas técnicas e princípios e exemplificados os elementos por eles dispostos.
No cap√≠tulo 3 h√° uma importante vis√£o geral sobre um sistema de gest√£o pela¬†qualidade, mostrando como a mesma ocorre em situa√ß√Ķes reais. Nesse cap√≠tulo,¬†tamb√©m h√° uma introdu√ß√£o √†s normas ISO 9 000, que servem como roteiro para o¬†desenvolvimento de uma pol√≠tica da qualidade em um ambiente empresarial, permitindo¬†√† empresa obter uma certifica√ß√£o internacional de processos com qualidade.
No cap√≠tulo 4, inicia-se o tratamento das t√©cnicas necess√°rias √† implanta√ß√£o¬†e ao gerenciamento de um sistema de gest√£o pela qualidade. S√£o apresentadas¬†t√©cnicas de organiza√ß√£o, an√°lise de problemas, defini√ß√£o de metas e objetivos, e¬†planejamento de reuni√Ķes e comunica√ß√Ķes que s√£o extremamente √ļteis na constitui√ß√£o
da qualidade na empresa.
O cap√≠tulo 5 trata exclusivamente de formas gr√°ficas de express√£o de dados,¬†ponto fundamental para a gest√£o pela qualidade. Nesse cap√≠tulo, s√£o apresentados¬†os tipos mais comuns de gr√°ficos, exemplos de sua utilidade e, tamb√©m, de¬†situa√ß√Ķes-problema em que esses gr√°ficos podem ser constru√≠dos e analisados,¬†permitindo uma vis√£o clara das situa√ß√Ķes que impactam na qualidade.¬†Seguindo nesse modelo, no cap√≠tulo 6 s√£o demonstradas ferramentas gr√°ficas¬†√ļteis para aplica√ß√£o em sistemas de qualidade. Essas ferramentas s√£o interessantes¬†aux√≠lios na resolu√ß√£o de problemas cotidianos, na cria√ß√£o de formas simples¬†de comunica√ß√£o de procedimentos e na determina√ß√£o de pontos fundamentais de¬†trabalho para a melhoria da qualidade. Ao final do cap√≠tulo, √© apresentado o gr√°fico¬†de controle, como uma forma de conhecer antecipadamente essa ferramenta que¬†√© essencial ao Controle Estat√≠stico de Processos (CEP), apresentado no cap√≠tulo 9.
Nos cap√≠tulos 7 e 8, fazemos uma reapresenta√ß√£o dos conceitos de probabilidade¬†e estat√≠stica necess√°rios ao entendimento do CEP. Para tornar o assunto¬†acess√≠vel, todos esses conceitos s√£o exemplificados e trabalhados por meio de¬†situa√ß√Ķes-problema comuns √† maioria das pessoas. A √™nfase dada ao cap√≠tulo √©¬†na aplica√ß√£o das ferramentas, o que minimiza o peso da Matem√°tica necess√°ria ao¬†seu entendimento, tornando o assunto mais pr√≥ximo do cotidiano.
No capítulo 9, falamos do Controle Estatístico de Processos, uma das ferramentas mais importantes e poderosas que a gestão pela qualidade possui para atingir seus objetivos. Trabalhada por meio de exemplos, essa ferramenta é apresentada e seus resultados analisados de forma simples e objetiva, facilitando seu entendimento e a aplicação em outros processos.
Finalmente, no capítulo 10, apresentamos um grande exemplo de sistema de gestão pela qualidade, em que todos os conceitos anteriormente trabalhados são aplicados. Para isso, uma empresa fictícia é criada e todo o processo de gestão pela qualidade é otimizado desde o princípio, bem como uma documentação da qualidade adequada a esse processo. Desenvolvido no formato de passo a passo,
esse capítulo permite um perfeito fechamento dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do livro, trabalhando sua aplicação e permitindo uma análise dos resultados baseada nos dados do exemplo criado.

Controle e Processos Industriais

Informação e Comunicação

Infraestrutura

Militar

Produção Cultural e Design

Produção Industrial

Recursos Naturais

Segurança

 

Técnico em Automação Industrial
T√©cnico em Eletromec√Ęnica
T√©cnico em Eletr√īnica
Técnico em Eletrotécnica
T√©cnico em Manuten√ß√£o de Aeronaves em Avi√īnicos
Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula
Técnico em Manutenção de Aeronaves em Grupo Motopropulsor
Técnico em Máquinas Navais
T√©cnico em Mec√Ęnica
T√©cnico em Mecatr√īnica
Técnico em Metalurgia
Técnico em Sistemas a Gás
T√©cnico em Telecomunica√ß√Ķes

Técnico em Desenho de Construção Civil

T√©cnico em Edifica√ß√Ķes
Técnico em Estradas
Técnico em Geodésia e Cartografia
Técnico em Geoprocessamento
Técnico em Hidrologia

Cap√≠tulo 1 –¬†Qualidade ‚Äď Defini√ß√Ķes e Hist√≥rico

Cap√≠tulo 2 –¬†Mestres da Qualidade e Seus Ensinamentos

Cap√≠tulo 3 –¬†Vis√£o Geral de um Sistema de Qualidade

Cap√≠tulo 4 –¬†T√©cnicas √öteis para Gest√£o pela Qualidade

Cap√≠tulo 5 –¬†Gr√°ficos √öteis para Aplica√ß√£o em Sistemas de Qualidade

Cap√≠tulo 6 –¬†Ferramentas Gr√°ficas √öteis em Sistemas de Qualidade

Cap√≠tulo 7 –¬†Conceitos B√°sicos de Estat√≠stica Aplicados √† Qualidade

Capítulo 8 РDescrição de Variáveis Aleatórias e Distribuição de Probabilidades

Cap√≠tulo 9 –¬†Controle Estat√≠stico de Processos (CEP)

Cap√≠tulo 10 –¬†Aplica√ß√£o de um Sistema de Qualidade em uma Simula√ß√£o

 

  • Descri√ß√£o

    +

    A gest√£o pela qualidade √© um tema muito importante e bastante difundido¬†em todo o ambiente empresarial, e seu estudo √© essencial para a forma√ß√£o de um¬†profissional afinado com as necessidades atuais do mercado de trabalho. Este livro¬†√© destinado a todos os cursos que possuam entre suas disciplinas o assunto de¬†gest√£o pela qualidade empresarial e princ√≠pios de controle de qualidade.¬†Sua linguagem foi adaptada para tornar seu entendimento mais simples, pensando¬†principalmente no p√ļblico dos cursos t√©cnicos das mais diversas √°reas. O
    texto, sempre que poss√≠vel, traz exemplos pr√°ticos que facilitam o entendimento¬†dos diversos assuntos, trazendo, para a realidade do leitor, diversas situa√ß√Ķes-problema¬†em que as t√©cnicas de qualidade s√£o aplicadas e avaliadas, permitindo um¬†contato √≠ntimo com o conte√ļdo sem a necessidade de um estudo te√≥rico extenso¬†e desgastante.
    O capítulo 1 introduz o assunto da qualidade, trazendo um pouco da história da àrea e sua aplicação nas empresas ao redor do mundo. Apresenta, também, a ideia da gestão pela qualidade. Vários conceitos e ideias importantes são apresentados e tratados de forma a demonstrar a profundidade e o potencial do assunto para criar uma base para o estudo dos próximos capítulos.
    No capítulo 2, apresentamos os mestres da área da qualidade mundial e como seus pensamentos formam o substrato sobre o qual a gestão pela qualidade ocorre. São apresentados nomes como Deming, Ishikawa, Taguchi e Juran, discutidas suas técnicas e princípios e exemplificados os elementos por eles dispostos.
    No cap√≠tulo 3 h√° uma importante vis√£o geral sobre um sistema de gest√£o pela¬†qualidade, mostrando como a mesma ocorre em situa√ß√Ķes reais. Nesse cap√≠tulo,¬†tamb√©m h√° uma introdu√ß√£o √†s normas ISO 9 000, que servem como roteiro para o¬†desenvolvimento de uma pol√≠tica da qualidade em um ambiente empresarial, permitindo¬†√† empresa obter uma certifica√ß√£o internacional de processos com qualidade.
    No cap√≠tulo 4, inicia-se o tratamento das t√©cnicas necess√°rias √† implanta√ß√£o¬†e ao gerenciamento de um sistema de gest√£o pela qualidade. S√£o apresentadas¬†t√©cnicas de organiza√ß√£o, an√°lise de problemas, defini√ß√£o de metas e objetivos, e¬†planejamento de reuni√Ķes e comunica√ß√Ķes que s√£o extremamente √ļteis na constitui√ß√£o
    da qualidade na empresa.
    O cap√≠tulo 5 trata exclusivamente de formas gr√°ficas de express√£o de dados,¬†ponto fundamental para a gest√£o pela qualidade. Nesse cap√≠tulo, s√£o apresentados¬†os tipos mais comuns de gr√°ficos, exemplos de sua utilidade e, tamb√©m, de¬†situa√ß√Ķes-problema em que esses gr√°ficos podem ser constru√≠dos e analisados,¬†permitindo uma vis√£o clara das situa√ß√Ķes que impactam na qualidade.¬†Seguindo nesse modelo, no cap√≠tulo 6 s√£o demonstradas ferramentas gr√°ficas¬†√ļteis para aplica√ß√£o em sistemas de qualidade. Essas ferramentas s√£o interessantes¬†aux√≠lios na resolu√ß√£o de problemas cotidianos, na cria√ß√£o de formas simples¬†de comunica√ß√£o de procedimentos e na determina√ß√£o de pontos fundamentais de¬†trabalho para a melhoria da qualidade. Ao final do cap√≠tulo, √© apresentado o gr√°fico¬†de controle, como uma forma de conhecer antecipadamente essa ferramenta que¬†√© essencial ao Controle Estat√≠stico de Processos (CEP), apresentado no cap√≠tulo 9.
    Nos cap√≠tulos 7 e 8, fazemos uma reapresenta√ß√£o dos conceitos de probabilidade¬†e estat√≠stica necess√°rios ao entendimento do CEP. Para tornar o assunto¬†acess√≠vel, todos esses conceitos s√£o exemplificados e trabalhados por meio de¬†situa√ß√Ķes-problema comuns √† maioria das pessoas. A √™nfase dada ao cap√≠tulo √©¬†na aplica√ß√£o das ferramentas, o que minimiza o peso da Matem√°tica necess√°ria ao¬†seu entendimento, tornando o assunto mais pr√≥ximo do cotidiano.
    No capítulo 9, falamos do Controle Estatístico de Processos, uma das ferramentas mais importantes e poderosas que a gestão pela qualidade possui para atingir seus objetivos. Trabalhada por meio de exemplos, essa ferramenta é apresentada e seus resultados analisados de forma simples e objetiva, facilitando seu entendimento e a aplicação em outros processos.
    Finalmente, no capítulo 10, apresentamos um grande exemplo de sistema de gestão pela qualidade, em que todos os conceitos anteriormente trabalhados são aplicados. Para isso, uma empresa fictícia é criada e todo o processo de gestão pela qualidade é otimizado desde o princípio, bem como uma documentação da qualidade adequada a esse processo. Desenvolvido no formato de passo a passo,
    esse capítulo permite um perfeito fechamento dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do livro, trabalhando sua aplicação e permitindo uma análise dos resultados baseada nos dados do exemplo criado.

  • Grupos

    +

    Controle e Processos Industriais

    Informação e Comunicação

    Infraestrutura

    Militar

    Produção Cultural e Design

    Produção Industrial

    Recursos Naturais

    Segurança

     

  • Cursos atendidos

    +

    Técnico em Automação Industrial
    T√©cnico em Eletromec√Ęnica
    T√©cnico em Eletr√īnica
    Técnico em Eletrotécnica
    T√©cnico em Manuten√ß√£o de Aeronaves em Avi√īnicos
    Técnico em Manutenção de Aeronaves em Célula
    Técnico em Manutenção de Aeronaves em Grupo Motopropulsor
    Técnico em Máquinas Navais
    T√©cnico em Mec√Ęnica
    T√©cnico em Mecatr√īnica
    Técnico em Metalurgia
    Técnico em Sistemas a Gás
    T√©cnico em Telecomunica√ß√Ķes

    Técnico em Desenho de Construção Civil

    T√©cnico em Edifica√ß√Ķes
    Técnico em Estradas
    Técnico em Geodésia e Cartografia
    Técnico em Geoprocessamento
    Técnico em Hidrologia

  • Sum√°rio

    +

    Cap√≠tulo 1 –¬†Qualidade ‚Äď Defini√ß√Ķes e Hist√≥rico

    Cap√≠tulo 2 –¬†Mestres da Qualidade e Seus Ensinamentos

    Cap√≠tulo 3 –¬†Vis√£o Geral de um Sistema de Qualidade

    Cap√≠tulo 4 –¬†T√©cnicas √öteis para Gest√£o pela Qualidade

    Cap√≠tulo 5 –¬†Gr√°ficos √öteis para Aplica√ß√£o em Sistemas de Qualidade

    Cap√≠tulo 6 –¬†Ferramentas Gr√°ficas √öteis em Sistemas de Qualidade

    Cap√≠tulo 7 –¬†Conceitos B√°sicos de Estat√≠stica Aplicados √† Qualidade

    Capítulo 8 РDescrição de Variáveis Aleatórias e Distribuição de Probabilidades

    Cap√≠tulo 9 –¬†Controle Estat√≠stico de Processos (CEP)

    Cap√≠tulo 10 –¬†Aplica√ß√£o de um Sistema de Qualidade em uma Simula√ß√£o